quinta-feira, 16 de abril de 2009

TSE confirma cassação de mandato de jackson lago,governador do maranhão




Logo ao ver esta manchete na página da uol, já havia ficado chocada. É um verdadeiro absurdo, é um desrespeito à cidadania, ao direito do eleitor de escolher seu representante, Roseana Sarney não quer admitir que perdeu nas urnas em uma batalha política. Tenho 19 anos e ano passado votei pela primeira vez, é com muito prazer que fui à urna votar em João Castelo, sou estudante de direito e fiz o que achei que fosse o melhor, por mais que outros jovens criticassem e levantassem argumentos em defesa de Flávio Dino e contra Castelo, pesquisei e acho que tomei a decisão correta juntamente com a maioria da população que naquele mesmo dia também foi às urnas.

Segundo a constituição o voto é obrigatório para algumas pessoas e significa participação política da sociedade. então eu pergunto será necessário irmos às urnas em 2010 votar, observanto o acontecido com o nosso governador Jackson? o voto perde sua importância,seu signicado,seu valor. Quem é Roseana Sarney para falar em compra de votos? Quem é essa mulher que junto com seu pai e com os murad, vem desviando verbas e deixando o Maranhão em atraso e calamidade,preso nessa lama, nessa miséria há 40 anos. Será que ela pensa que essa oligarquia durou pouco? Isso esta chegando ao absurdo de virar uma ditadura, ninguém pode impôr a sua vontade perante a maioria do pleito. Afinal isto ainda é uma democracia? sinceramente não sei. Tenho cá minhas dúvidas, fico muito triste e revoltada em não poder fazer absolutamente nada contra essa injustiça. Me lembro bem do dia em que jackson venceu a eleição, à noite fomos todos para a avenida aqui perto de casa para comemorar em meio a multidão, que estava ali presente, crianças, senhoras, homens,mulheres, todos estavam lá! o carro de som passou e as pessoas gritavam e principalmente cantavam o inesquecível "arruma a mala", uma vizinha minha levou até uma mala velha e jogou em cima de uma carro que passava, muito engraçado. Naquele momento percebi uma união,uma harmonia, e mesmo quem não se conhecia e nunca havia se visto antes estava lá agitando suas bandeirinhas e festejando a vitória do seu escolhido. Só quem viveu aquele momento consegue sentir e entender o quanto foi especial para nós, não é uma simples questão de política é mais uma questão de liberdade, realização de um sonho. Destruir isso é até um crime e foi principalmente pelo que vivi naquele momento que me apaixonei pela política, antes detestava, odiava falar em política, pensava logo em corrupção, era a primeira coisa que vinha à mente, mas depois daquele dia, ir às urnas e votar, para mim agora tem outro sentido "ter voz e poder". Para quem não sabe antigamente só homens ricos e brancos podiam votar, negros, pobres e mulheres ficavam de fora. Hoje todos podem votar, então eu penso você perde o seu domingo toda vez, às vezes precisa até viajar para votar e no entanto o faz reclamando, de má vontade, simplesmente porque é obrigado, e sabe que se não for será prejudicado, ou seja, simplesmente pelo medo da sanção é que você vai às urnas, sería tudo mais fácil se você não precisasse votar não é? Afinal é o que alguns querem, é o desejo principalmente dos mais jovens, porque os idosos mesmo tendo voto facultativo vão às urnas com o maior prazer, assistem as campanhas e ainda vão tudo bem arrumado, formais, como antigamente que para votar não podia ir de qualquer jeito não. O voto então ficou informatizado e muita coisa mudou de lá para cá, inclusive a mentalidade do pleito.
E para finalizar quero dizer que como brasileira, fico imensamente envergonhada com a nossa política, infelizmente fui obrigada a vê-la com outros olhos.
Será que ainda temos chance de mudar essa situação? não sei, só sei que não vai ser nada fácil!!!!!
nota:Jackson resiste e diz que só sairá arrastado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário