quinta-feira, 30 de abril de 2009

Supremo decide revogar a lei de imprensa

Por maioria, Supremo decide revogar a Lei de Imprensa

A ação contra a lei 5.250 foi ajuizada pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). O julgamento começou no dia 1º de abril, quando o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela total revogação, argumentando que a lei, editada em 1967, durante o regime militar (1964-1985), é incompatível com a Constituição Federal de 1988.

"Por que considerar a Lei de Imprensa totalmente incompatível com a Constituição Federal? A liberdade de imprensa não se compraz com uma lei feita com a intenção de restringi-la", afirmou o ministro Menezes Direito, primeiro a votar hoje, seguindo o relator. "Nenhuma lei estará livre de conflito com a Constituição se nascer a partir da vontade punitiva do legislador."

Diploma
Também está à espera de julgamento no STF um tema paralelo à Lei de Imprensa: a exigência de diploma para jornalistas. O recurso extraordinário a ser julgado tem como relator o presidente Gilmar Mendes. A ação foi apresentada pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo e pelo Ministério Público Federal, contrários à exigência de formação superior.

Em novembro de 2006, o Supremo garantiu o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão mesmo sem registro no Ministério do Trabalho ou diploma de curso superior na área.


Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

nota:Discordo desta revogação,afinal,os jornalistas tem todo direito de realizar seu trabalho,assim como todas as outras profissões.Você passar anos em uma faculdade,estudando e tempos depois o seu diploma ser considerado desnecessário ou inválido é totalmente frustrante.

Toque de recolher no Brasil



Municípios paulistas adotam “toque de recolher” para menores

Vinicius Konchinski

Repórter da Agência Brasil


São Paulo - Em pelo menos seis municípios do interior de São Paulo, jovens com menos de 18 anos não podem mais ficar fora de casa após as 23h sem a companhia de um responsável. Decisões de juízes titulares de Varas da Infância e Juventude de mais duas comarcas paulistas estabeleceram nesta semana regras rígidas quanto à permanência dos menores em “situações de risco”. Desde 2005, as restrições estão em vigor em Fernandópolis, Meridiano, Macedônia e Pedranópolis, no noroeste do estado. Nos últimos dias, restrições semelhantes foram impostas em Ilha Solteira e Itapura, na fronteira com Mato Grosso do Sul. Em ambos os casos, a justificativa dos juízes é a mesma: afastar crianças e adolescentes dos perigos a que estão sujeitos nas ruas.De acordo com juiz Evandro Pelarin, titular da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis e autor da decisão que abrange quatro cidades da região, a idéia da restrição surgiu de um "clamor da sociedade". Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que a primeira sentença sobre o assunto foi dada em resposta a um requerimento do Ministério Público (MP) da cidade, protocolado em 2005. Desde então, a validade das restrições foram prorrogadas e, há um ano, viraram uma portaria judicial permanente.“O Ministério Público pediu e nós decidimos cobrar uma fiscalização mais rígida por parte das polícias Militar e Civil”, afirmou Pelarin, garantindo que sua decisão se baseia totalmente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Eu, como juiz, tenho uma interpretação do ECA e também tenho o dever de fazer com que as leis sejam cumpridas.”Segundo o juiz, a decisão tem sido bem aceita pela população de Fernandópolis e região e tem colaborado com uma queda no número de ocorrências envolvendo menores na região.Dados repassados pelo próprio juiz apontam que, de janeiro a maio de 2004 - período em que as restrições não estavam em vigor -, foram registrados 131 casos de furto com participação de menores em sua vara. Quatro anos depois, no mesmo período, foram registrados 11 casos. Já os casos de lesão corporal caíram de 61 para 19.“O número de pequenos furtos e a reincidência dos menores caíram sensivelmente”, disse o delegado-assistente Oreste Carosio Neto, da Delegacia Seccional de Fernandópolis.Manoel Franco de Souza, membro do Conselho Tutelar do município, também confirma as reduções. Ele diz que desde o início das restrições, também vem caindo o número de menores recolhidos por estarem na rua desacompanhados, fora do horário permitido pela Justiça.Segundo Franco, a experiência de Fernandópolis deu tão certo que inspirou a decisão de Ilha Solteira, que vale também em Itapura. Lá, assim como em Fernandópolis, menores pegos na rua rua após as 23h são encaminhados para o Conselho Tutelar e seus pais são advertidos. Em caso de reincidência, os pais são multados por negligência.','')


Toque de recolher reduz violência em Fernandópolis (SP)
Agencia Estado

Quatro anos após ser introduzido pela primeira vez em uma cidade no Estado de São Paulo, o toque de recolher para menores de 18 anos é apontado pelas autoridades como responsável pela redução de 80% dos atos infracionais e de 82% das reclamações do Conselho Tutelar, no município de Fernandópolis. A medida, que proíbe a permanência de menores nas ruas após as 23 horas, foi imposta em maio de 2005 pelo juiz da Infância e da Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, para reduzir a delinquência juvenil e evitar que os menores ficassem até tarde nas ruas consumindo bebidas alcoólicas e entorpecentes. Levantamento divulgado pelo Juizado de Menores mostra que o índice de atos infracionais vem caindo ano a ano em Fernandópolis. Em 2005, foram 378 ocorrências, contra 329 em 2006; 290 em 2007; e apenas 74 no ano passado. Nos vários tipos de atos infracionais, a maior queda foi na incidência de furtos, que caíram 91% no período. Em 2005, foram 123 ocorrências contra 82 em 2006, 59 em 2007 e apenas 11 em 2008. A redução também acompanha outras ocorrências, como porte de entorpecentes, de 17 casos para 8; lesão corporal, de 68 em 2005 para apenas 19 em 2008. Em 2005, 15 menores foram flagrados portando arma; em 2008, não houve registro.No conselho Tutelar, também houve redução das reclamações contra menores problemáticos e a gravidade das queixas diminuiu. Além de Fernandópolis, Ilha Solteira e Itapura mantêm o toque de recolher no estado. Em Ilha Solteira, onde o toque completa uma semana amanhã, as blitze feitas nas madrugadas de sábado e domingo apreenderam quatro meninas em situações de risco.


nota: O toque de recolher é inconstitucional,pois,restringe o direito de ir e vir do indivíduo. Sería isso um sistema de proteção aos jovens ou intromissão por parte do Estado? A partir do momento que a violência diminui e o toque de recolher apesar de arbitrário e ditador passa a surtir efeitos positivos,então eu me torno favorável.

Regras similares existem até hoje (desde os anos 1980) em alguns lugares dos EUA, proibindo menores de idade de se reunirem em locais públicos durante o horário letivo.


No Reino Unido=Com a Lei de Comportamento Anti-Social (Anti-Social Behaviour Act), de 2003, foram criadas zonas especiais nas quais a polícia pode deter e escoltar até em casa menores de 16 anos desacompanhados após as 21h, infratores ou não. Apesar de um sucesso inicial, o Alto Tribunal de Justiça britânico decidiu em um caso particular que a lei não dava poder de prisão à polícia, e os agentes não poderiam forçar um jovem a acompanhá-los. O Ministério do Interior (Home Office) do Reino Unido está recorrendo da decisão. As leis de toque de recolher juvenil estão em disputa judicial por defensores de direitos humanos.


Em Singapura=As autoridades também impuseram um toque de recolher às 23h para crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade. Os detidos podem sofrer uma advertência e os pais também recebem uma carta. A medida, tomada em 2006, foi imposta para combater a delinqüência juvenil.


Na Dinamarca=A polícia de duas cidades (Silkeborg e Slagelse) anunciou que prenderá e levará à delegacia menores de 15 anos e informará aos pais que devem buscá-los na cadeia se forem encontradas nas ruas entre meia-noite e 5h. Não há lei na Dinamarca que cubra a área, então as crianças não são punidas nem advertidas de forma alguma. Entretanto, a Dinamarca não tem um sistema penal juvenil separado, o que causa o perigo de misturar jovens com presos adultos nas mesmas celas.


sexta-feira, 24 de abril de 2009

jogo jurídico

http://superdownloads.uol.com.br/download/121/jogo-juridico/

Excelente jogo no estilo quiz com perguntas e respostas objetivas para estudantes de direito e concursandos é perfeito para treinar, pode pedir ajuda para o prof. fulano, pode pedir dica e pode eliminar 3 alternativas, o jogo é tipo o do extinto show do milhão, só que apenas com perguntas da área jurídica. O programa que é software freeware, portanto, gratuito foi desenvolvido por José Maria Tesheiner, que é Doutor em Direito, desembargador aposentado, professor no mestrado e doutorado da Puc -RS e André Luís de Aguiar Tesheiner, juíz de Direito no RS.

sábado, 18 de abril de 2009

momento descontração : )-<

Ladrão assoa o nariz durante roubo, esquece lenço e vai preso

Assoar o nariz pode dar cadeia. Isso, claro, se você for um ladrão gripado e esquecer um lenço na cena do crime. Timothy Mcleod, 46 anos, roubou uma televisão e uma jaqueta em Portsmouth, na Inglaterra. Durante o crime, o ladrão, que deveria estar um pouco doente, assoou o nariz em um lenço e o esqueceu no local.Após uma investigação do DNA contido no lenço, no melhor estilo CSI ou qualquer uma dessas séries de investigação que passam na TV, a polícia chegou a Mcleod, que foi condenado a dois anos e meio de prisão."Ele foi estúpido o suficiente para deixar o lenço para trás", disse Catherine Stacey, uma das investigadoras do caso.O ladrão já havia sido condenado anteriormente por roubo na cidade. Mcleod tinha roubado outra casa e uma joalheria, em Portsmouth.
Obcecada por policiais,mulher liga para a emergência em busca de um grande amor
Uma alemã estava em busca de seu grande amor. Ela estava convicta que a sua cara metade deveria ser um policial. Até aí, nada demais. Mas ela decidiu encontrar o seu parceiro ideal ligando para o telefone de emergência da polícia. Tentou uma vez, duas vezes, mais uma vez... Foram 13 tentativas até que seu desejo se realizasse. Dois policiais bateram em sua porta... mas para confiscar a bateria de seu telefone celular."Ela disse que estava sem parceiro há muito tempo e que agora tinha um plano concreto para o futuro, que envolvia encontrar um policial com quem iria passar o resto de sua vida", disse um policial de Swelm, na Alemanha.
Ela acrescentou que iria continuar ligando até que encontrasse o que procurava e que não se importava se estava bloqueando o telefone de emergência da polícia", acrescentou.Quando os policiais bateram em sua porta, a mulher se desculpou pelo problema que tinha causado e prometeu levar um bolo à delegacia no dia seguinte. Os policiais confiscaram a bateria do telefone celular que era usado para fazer as ligações.As chamadas pararam, mas a mulher não levou o bolo prometido, disse um porta-voz da polícia.
Mulher liga para a policia para reclamar que Mc'Donald ficou sem nuggets
O desespero provocado pela gula terminou mal em Miami.Depois de ter ligado três vezes para o serviço de emergência da polícia para reclamar que o McDonald's tinha ficado sem McNuggets, uma mulher da Flórida vai precisar se explicar nos tribunais.O episódio aconteceu no sábado em Fort Pierce, na costa leste da Flórida (EUA). Sem seus crocantes e apetitosos pedaços de frango empanado, Latreasa Goodman, de 27 anos, não se conteve. Ligou do seu celular para a central de polícia e disse que o seu pedido não havia sido atendido. E pior: a lanchonete não queria lhe devolver o dinheiro.Confira mais clicando no link abaixo.
Homem ajuda idosas a atravessar a rua, é atropelado e ganha uma multa como recompensa
Um norte-americano ajudou duas idosas a atravessar uma rua movimentada de Denver durante uma nevasca e foi atropelado. Sabe o que ele ganhou de recompensa por salvar a vida das duas velhinhas? Além de uma hemorragia cerebral, ossos quebrados, um ombro deslocado e uma possível ruptura no baço, o "bom samaritano" Jim Moffett, de 58 anos, ganhou uma multa. Isso porque ele foi imprudente ao não atravessar na faixa de pedestre.O policial Ryan Sullivan disse que entendeu as boas intenções de Moffett, que fez um ato heroico, blablablá... Mas que não tem jeito, lei é lei. "Dura lex sed lex", diziam os romanos, e recita o metido a culto do Editor do UOL Tabloide.Moffett dirigia seu ônibus quando as duas senhoras desceram. Gentil e cavalheiro, o homem, junto com um amigo - que também foi multado -, as ajudou a atravessar a rua, quando uma picape entrou no caminho das velhinhas. Rapidamente, o bom homem empurrou as idosas e foi atropelado.Quando foi notar, Moffett já estava em um quarto de hospital. "Ele estava confuso. E eu bravo", disse seu enteado Ken McDonald.O motorista da picape também foi multado por ter atropelado Moffett.

manchetes um tanto absurdas

o que o Le Monde Diplomatique fala dos blogs

A nova onda dos blogs

A Internet e o atual surto de ’blogs’ possibilita o acesso a outras verdades e opiniões além dos destacados pela imprensa. Além de sua influência no jornalismo, provoca-se uma nova ecologia da mídia conduzida pela comunicação horizontal

Durante a invasão do Iraque, um número considerável de pessoas consultou fontes de informação alheias aos meios de comunicação tradicionais
A fórmula segundo a qual a primeira vítima da guerra é a verdade seria desmentida pela Internet? Graças à rede, agora é possível o acesso a outras verdades e outras opiniões. Uma pesquisa sobre o uso da Internet pelos norte-americanos durante a invasão do Iraque revelou que 55% deles trocaram mensagens eletrônicas sobre o assunto. Um número considerável de pessoas consultou fontes de informação alheias aos meios de comunicação tradicionais. A BBC britânica, considerada mais objetiva, viu as consultas a seu site aumentarem 47% e The Guardian, mais crítico, viu as suas aumentarem em 83%. Os fanáticos da Internet encontraram muitas vezes, graças aos blogs, a pista de informações que a grande imprensa dissimulava. Mas o que vem a ser, realmente, um blog?
Blog é uma abreviatura de weblog, que se poderia traduzir por “diário de bordo da rede”. Os neologismos provenientes dos Estados Unidos freqüentemente perturbam a nossa rotina lingüística, mas às vezes correspondem a novidades concretas. Os blogs são diários pessoais na Internet, mantidos por meio de aplicativos simples que permitem escrever um texto no computador e, desde que se esteja conectado, enviá-lo instantaneamente para que seja exibido numa página virtual criada com esse objetivo. Em geral, os blogs misturam informações com opiniões e muitas vezes são acompanhados por um link à fonte original, a um outro blog, ou a um artigo que o blogueador comenta ou para o qual quer chamar a atenção de seu público. O primeiro blog de que se tem conhecimento data de 7 de outubro de 1994 e é atribuído a Dave Winer, programador e criador de um dos aplicativos mais comumente utilizados em Manila, nas Filipinas.
Blogger cronista do The Guardian
Os warblogs, ou “diários de guerra”, nasceram depois do dia 11 de setembro de 2001, por iniciativa de comentaristas conservadores que desejavam uma abordagem ainda mais patriótica do que a que fazia a grande imprensa – considerada demasiado “liberal”, ou seja, demasiado de esquerda. Mas o recente conflito do Iraque permitiu que ganhassem um sentido mais geral e o termo acabou por significar os blogs dedicados à guerra do Iraque1.
Os fanáticos da Internet encontraram muitas vezes, graças aos blogs, a pista de informações que a grande imprensa dissimulava
O mais célebre dos warbloggers é um iraquiano que atende pelo “pseudônimo blog” de Salam Pax2 (“paz” em árabe e em latim). Com um estilo cáustico, ele começou por criticar veementemente Saddam Hussein, em seguida os bombardeios e agora se dedica aos invasores norte-americanos. Salam Pax dá uma imagem mais viva da vida em Bagdá antes, durante e depois da invasão militar do que a maioria dos correspondentes estrangeiros. Tentaram tachá-lo de agente da ditadura e, depois, da CIA, mas a sinceridade de seu olhar atraiu para seu site um número de visitantes suficiente para paralisar (ou quase) os provedores que o hospedam. Os grandes jornais publicaram artigos sobre ele. The Guardian, de Londres, acaba de contratá-lo como cronista bimensal.
Fenômeno superestimado
Muitos jornalistas, presentes ou não no Iraque, também mantêm seus warblogs. Kevin Sites, da CNN, por exemplo, foi obrigado a interromper o seu por ordem da emissora. Outros warblogs tentaram reunir o máximo possível de informações sobre o conflito. Após ter convocado uma organização de apoio às tropas invasoras, manifestações pró-americanas (nos Estados Unidos) e “antifrancesas”, Blogs of War, por exemplo, prosseguiu sua luta criticando os manifestantes anti-G-8. Um outro, Warblogs:cc, reuniu vários links que remetem a inúmeros artigos sobre o conflito e aos “melhores warblogs”.
Apesar de tudo, não se deve superestimar a importância do fenômeno. O número de pessoas que consulta os blogs não é significativo. Um relatório do Pew Center revela o seguinte: “Os blogs suscitam um interesse crescente junto a um número restrito de internautas, mas ainda não constituem uma fonte de informações ou de comentários para a maioria dos usuários. Apenas 4% dos norte-americanos que têm acesso à Internet consultam os blogs em busca de notícias e opiniões. O número total é tão pequeno, que não é possível tirar conclusões estatisticamente significativas a respeito das pessoas que os utilizam3.”
Fontes variadas
O mais célebre dos warbloggers é um iraquiano que atende pelo “pseudônimo blog” de Salam Pax, que acaba de ser contratado pelo The Guardian
O relatório avalia que o principal é que a Internet serviu de meio de acesso a fontes variadas (dentro dos Estados Unidos, os internautas eram mais favoráveis à guerra do que os outros). Mas acrescenta: “As pessoas que se opunham à guerra demonstraram um uso dos blogs ligeiramente superior àquele dos que eram favoráveis.”
A partir do relatório do Pew Center, Ross Mayfield, diretora-presidente da SocialText, uma empresa que produz um aplicativo que permite a criação de redes sociais, deduziu que o número de bloggers beira os 3 milhões. Em maio de 2001, eles eram 500 mil e, um ano depois, já eram um milhão. Recentemente comprado pelo Google, o Blogger.com – que funciona como site e como programa para a publicação de jornais eletrônicos – anuncia mais de um milhão de contas. Sua filial brasileira já tem mais de 300 mil...
Influência no jornalismo
O peso dos blogs está parcialmente vinculado à sua influência sobre os jornalistas. Já obrigaram os meios de comunicação a levar em conta temas que “não saíam” na imprensa, tais como os comentários racistas do ex-líder da maioria republicana no Senado, Trent Lott, que foi forçado a renunciar no outono de 2002. Principal colunista do San José Mercury e autor do primeiro blog escrito por um jornalista e publicado no próprio site do jornal, Dan Gillmore avalia, por seu lado, que “os atendem a uma necessidade fundamental: filtram a avalanche de informações e permitem localizar o material mais importante”. No entanto, não passam de uma pequena parte de um fenômeno muito mais amplo.
Pois os blogs são agora de domínio público. São publicados pelos grandes meios de comunicação (The Guardian4, MSNBC5). Dependendo do caso, pode se tratar de diários pessoais, de registros diários (tradução literal de log), de diários de bordo, ou de uma mistura de tudo isso que os interessados escrevem diariamente, e até de hora em hora. Podem ser individuais ou coletivos.
Comunicação horizontal
Apesar de tudo, não se deve superestimar a importância do fenômeno. O número de pessoas que consulta os blogs não é significativo, são cerca de 3 milhões de pessoas
A forma ainda está sendo buscada na intersecção do íntimo e do público. Ela se complica diariamente com o surgimento, por exemplo, de photoblogs ou de moblogs, blogs móveis que podem ser alimentados por voz, por imagens ou por textos do tipo SMS, que podem ser captados através de um telefone celular. O tom pessoal e a presença de links que permitem ir diretamente à fonte do que menciona o autor – um contrabalançando o outro – são, sem dúvida, as duas características que, reconhecidamente, melhor definem o que é um blog (para o qual existem tantas definições quanto o número de bloggers).
O fenômeno se situa na linha estreita do que é a principal qualidade da Internet: a comunicação many to many, ou horizontal, como a distribuição eletrônica de mensagens e a distribuição instantânea. A “morte da distância” pesa menos do que a intensa comunicação entre pessoas que não se conhecem. O que distingue os blogs é o fato de tornar pública essa comunicação. O que convida a questionar se os bloggers seriam jornalistas.
Interatividade com leitores
A principal grande diferença do jornalismo tradicional está na ausência de um olhar externo antes da publicação de um artigo. Foi essa a conclusão a que chegou uma conferência realizada na Faculdade de Jornalismo da Universidade de Berkeley, em 17 de setembro de 2002. Não existe secretário de redação. Mas, devido à interatividade, os leitores podem ajudar. “Recebo mensagens eletrônicas sugerindo a correção de erros ortográficos”, contou Meg Hourihan, fundadora do Blogger.com.
Paul Grabowicz, que dá um curso sobre blogs em Berkeley, avalia que “coletivamente, os bloggers fazem algo que se parece muito a uma reportagem”, ainda que a forma seja mais próxima da crônica ou do editorial. “Os blogs”, diz Dan Gillmore, “fazem parte do mecanismo que conduz ao jornalismo”. E não pára de repetir: “Nossos leitores, ouvintes e espectadores sabem, coletivamente, mais, muito mais do que nós sabemos”. Com base nessa constatação, ele defende um jornalismo concebido mais como uma “conversa” do que como uma “aula magistral”. Editor do site Salon.com, Scott Rosemberg pensa que os blogs respondem a uma “espécie de economia do ego”. Publicar o que pensa e receber comentários fazem a pessoa “se sentir bem”.
Gestão de conhecimentos
Comprado pelo Google, o Blogger.com anuncia mais de um milhão de contas. Sua filial brasileira já tem mais de 300 mil...
Para Steven Johnson, ex-diretor da finada revista eletrônica Feed, “a verdadeira revolução prometida pelo surgimento da galáxia blog não tem nada a ver com jornalismo. Trata-se de gestão de conhecimentos”. E acrescenta: “O que torna os blogs interessantes é justamente o fato de não serem jornalismo.”
Não se deve confiar cegamente nos blogs – menos ainda do que na imprensa tradicional, que sabemos que mente e engana. Nos blogs, os erros são mais fáceis. Mas os links permitem aos leitores o acesso às fontes originais (que devem sempre ser verificadas) e constituem um fator importante de credibilidade.
A nova loucura dos blogs é tamanha que Dave Winer apostou com Martin Nisenholtz, dono do site do New York Times, que, dentro de cinco anos, eles teriam mais autoridade do que a nata da imprensa. A mídia, diz ele, “terá passado por mudanças tão profundas que as pessoas informadas irão procurar, nos blogs de amadores em que tenham confiança, a informação de que necessitam”. Winer não acredita que os jornais irão desaparecer, mas se interessa pela nova ecologia da mídia conduzida pelo surgimento da comunicação horizontal.
Publicação sem valor financeiro
O peso dos blogs está vinculado à sua influência sobre os jornalistas. Já obrigaram os meios de comunicação a levar em conta temas que “não saíam” na imprensa
Até o mundo dos negócios vem descobrindo os blogs. A Ideactif, uma empresa do Quebec que programa sites para a Internet, abriu um weblog coletivo em janeiro de 2000. “Ficamos permanentemente conectados à Internet”, escrevem, “e descobrimos freqüentemente informações que podem parecer úteis, suscitar a reflexão, ou simplesmente divertir. O weblog é um meio de partilhar conhecimentos de uma maneira simples e eficiente”.
Os blogs também podem servir para partilhar conhecimentos internos dentro de uma empresa. Segundo Amy Wohl, conselheira em informática, eles constituem “uma maneira agradável para os empregados de partilhar um mesmo meio de pesquisa, de análise e de seleção da informação”.
Daí a acreditar que eles permitam ganhar dinheiro é um passo. Andrew Sullivan, o mais conhecido dos bloggers, afirma ter passado “de 805 mil visitantes, em março de 2002, para 1,88 milhão em março de 2003”. Isso deveria valer dinheiro. Para ele, sem dúvida, mas não se deve ter ilusões. Segundo Clay Shirky, analista da Internet, a publicação de textos tradicionais cria o valor em função do trabalho que exige, mas também devido à seleção (fonte de originalidade) que implica. A Internet, de uma forma geral, e os weblogs, em particular, matam isso: “São um instrumento tão eficaz de distribuição da palavra escrita que fazem da publicação uma atividade sem valor financeiro.”
Dose de narcisismo e história fragmentada
Não se deve confiar cegamente nos blogs – menos ainda do que na imprensa tradicional.. Mas os links permitem aos leitores o acesso às fontes originais
Os bloggers bem-sucedidos podem esperar um pouco de publicidade, o apoio de um anunciante ou algumas contribuições voluntárias, mas sua reputação seria melhor reconhecida na forma de livro ou de crônicas num jornal tradicional. Quanto aos jornalistas empregados que têm um blog, raramente são pagos para fazê-lo.
Seria isso um drama? Nem pensar. “A destruição do valor é o que torna os weblogs tão importantes”, afirma Shirky. “Queremos um mundo em que não seja necessário ajuda ou autorização para escrevermos o que pensamos”. Cada blogger começa por se dirigir a um círculo restrito de amigos e colegas “no qual a participação da conversa constitui sua própria gratificação”. Ele incentiva a criação de novas redes de relações sociais.
Portanto, os blogs aparecem como uma forma de narrativa específica da Internet. Contam, com uma boa dose de narcisismo e a história global e fragmentada do mundo contemporâneo. Se os jornalistas escrevem o rascunho da história, os bloggers6 parecem ter encontrado um espaço para relembrar os primeiros passos...

manchetes estranhas

Só vendo para crer!!!

Jackson decide sair do pálácio



Em discurso realizado na manhã deste sábado, o governador cassado Jackson Lago (PDT) decidiu sair do Palácio dos Leões --sede do governo do Maranhão-- sem resistência. Em gesto simbólico, ele entregará as chaves do local ao Tribunal de Justiça e seguirá em passeata até a sede de seu partido, distante a cerca de 500 metros do palácio.
Lago discursou para cerca de mil pessoas --segundo sua assessoria-- e, antes de sair, queimará um boneco simbolizando a família Sarney. O horário exato de sua saída ainda não havia sido definido até 10h40 de hoje.


fonte: folha online

só chove,chove,chove...



Hoje até que o dia amanheceu ensolarado,mas geralmente, chove o dia todo ou durante o período da tarde e noite. Enchentes no nordeste dá para acreditar? O clima esta realmente mudando. Semana passada quando voltava da faculdade estava caindo uma verdadeira tempestade aqui, nunca vi chover tanto. Para atravessar a avenida que havia virado um rio com direito a correnteza e até ondas, tive que tirar a sandália junto com outras pessoas e seguir descalça e mesmo assim foi difícil, a força da água era tão forte que estava levando a gente e tinha subido muito rápido, chegando ao ponto de invadir as calçadas e alcançar quase o joelho. Tive que subir a avenida e só consegui atravessar porque me segurei em um carro que estava parado. O perigo maior é devido aos buracos existentes nas ruas e avenidas, com a água não da para ver onde tem buraco, a sorte é que alguns buracos tem pedaço de madeira para sinalizar, no dia que caiu aquela tempestadade a água batia nesses pedaços de madeira e virava ondas, passando por cima deles. A foto ilustrada acima é de uma região alagada aqui mesmo no Maranhão, que inclusive já fez algumas vítimas.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

ultimas notícias no mínimo intrigantes...

Antes de desligar o pc, ainda me atualizando com o que aconteceu durante o dia, vejo a manchete:
"Britânico quer manter buracos nas ruas como redutor natural de velocidade", imagina se essa moda pega? só aqui no Maranhão o que mais tem é buraco, voce anda na rua e ve de tudo tem galho de árvore, pedaço de escada, barra de ferro e até armário, já pensou? você ta dirigindo e tem que desviar de um armário dentro de um buraco, isso não é mais um buraco, é uma cratera, não sei mais se a gente ta na terra ou já se mudou para lua de tanto buraco que tem.

Depois vejo a seguinte manchete: "mulher de 86 anos detém ladrão com muleta e o entrega à polícia", a senhora neste caso é uma britânica, veja isso:

Gwyneth Davies deteve um ladrão que invadia sua casa à base de muletadas - na falta de uma arma melhor, improvisou com o que tinha a mão. No caso, a muleta que a auxilia a se locomover.

Uma vez que derrubou o invasor, Gwyneth Davies avisou: "não se mova ou vai sentir minha muleta nas suas costas de novo", segundo contou ela ao jornal britânico "Mirror".

Ao chegar, a polícia questionou Gwyneth Davies: "a senhora está bem?". E ela: "você está perguntando para a pessoa errada".

Depois disso só o que posso dizer é o nosso ditado clichê: quem não tem cão caça com gato!!!

TSE confirma cassação de mandato de jackson lago,governador do maranhão




Logo ao ver esta manchete na página da uol, já havia ficado chocada. É um verdadeiro absurdo, é um desrespeito à cidadania, ao direito do eleitor de escolher seu representante, Roseana Sarney não quer admitir que perdeu nas urnas em uma batalha política. Tenho 19 anos e ano passado votei pela primeira vez, é com muito prazer que fui à urna votar em João Castelo, sou estudante de direito e fiz o que achei que fosse o melhor, por mais que outros jovens criticassem e levantassem argumentos em defesa de Flávio Dino e contra Castelo, pesquisei e acho que tomei a decisão correta juntamente com a maioria da população que naquele mesmo dia também foi às urnas.

Segundo a constituição o voto é obrigatório para algumas pessoas e significa participação política da sociedade. então eu pergunto será necessário irmos às urnas em 2010 votar, observanto o acontecido com o nosso governador Jackson? o voto perde sua importância,seu signicado,seu valor. Quem é Roseana Sarney para falar em compra de votos? Quem é essa mulher que junto com seu pai e com os murad, vem desviando verbas e deixando o Maranhão em atraso e calamidade,preso nessa lama, nessa miséria há 40 anos. Será que ela pensa que essa oligarquia durou pouco? Isso esta chegando ao absurdo de virar uma ditadura, ninguém pode impôr a sua vontade perante a maioria do pleito. Afinal isto ainda é uma democracia? sinceramente não sei. Tenho cá minhas dúvidas, fico muito triste e revoltada em não poder fazer absolutamente nada contra essa injustiça. Me lembro bem do dia em que jackson venceu a eleição, à noite fomos todos para a avenida aqui perto de casa para comemorar em meio a multidão, que estava ali presente, crianças, senhoras, homens,mulheres, todos estavam lá! o carro de som passou e as pessoas gritavam e principalmente cantavam o inesquecível "arruma a mala", uma vizinha minha levou até uma mala velha e jogou em cima de uma carro que passava, muito engraçado. Naquele momento percebi uma união,uma harmonia, e mesmo quem não se conhecia e nunca havia se visto antes estava lá agitando suas bandeirinhas e festejando a vitória do seu escolhido. Só quem viveu aquele momento consegue sentir e entender o quanto foi especial para nós, não é uma simples questão de política é mais uma questão de liberdade, realização de um sonho. Destruir isso é até um crime e foi principalmente pelo que vivi naquele momento que me apaixonei pela política, antes detestava, odiava falar em política, pensava logo em corrupção, era a primeira coisa que vinha à mente, mas depois daquele dia, ir às urnas e votar, para mim agora tem outro sentido "ter voz e poder". Para quem não sabe antigamente só homens ricos e brancos podiam votar, negros, pobres e mulheres ficavam de fora. Hoje todos podem votar, então eu penso você perde o seu domingo toda vez, às vezes precisa até viajar para votar e no entanto o faz reclamando, de má vontade, simplesmente porque é obrigado, e sabe que se não for será prejudicado, ou seja, simplesmente pelo medo da sanção é que você vai às urnas, sería tudo mais fácil se você não precisasse votar não é? Afinal é o que alguns querem, é o desejo principalmente dos mais jovens, porque os idosos mesmo tendo voto facultativo vão às urnas com o maior prazer, assistem as campanhas e ainda vão tudo bem arrumado, formais, como antigamente que para votar não podia ir de qualquer jeito não. O voto então ficou informatizado e muita coisa mudou de lá para cá, inclusive a mentalidade do pleito.
E para finalizar quero dizer que como brasileira, fico imensamente envergonhada com a nossa política, infelizmente fui obrigada a vê-la com outros olhos.
Será que ainda temos chance de mudar essa situação? não sei, só sei que não vai ser nada fácil!!!!!
nota:Jackson resiste e diz que só sairá arrastado!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

só um toque de humor!!!!!!!!


piadas de advogado


O advogado, no leito de morte, pede uma Bíblia e começa a lê-la avidamente. Todos se surpreendem com a conversão daquele homem e perguntam o motivo. O advogado doente responde: "Estou procurando brechas na lei."
O filho, advogado recém-formado, chega todo sorridente para contar a novidade ao pai, advogado titular do escritório: "papai, papai! Em um dia, resolvi aquele processo em que você esteve trabalhando por dez anos!" O pai aplica um safanão na orelha do filho e berra: "Idiota! Esse processo é que nos sustentou nos últimos dez anos!"
Dois advogados, pai e filho, conversam: "Papai! Estou desesperado. Não sei o que fazer. Perdi aquela causa!" "Meu filho, não se preocupe. Advogado não perde causa. Quem perde é o cliente!"
Um açougueiro entra no escritório de um advogado e pergunta: "Se um cachorro solto na rua entra num açougue e rouba um pedaço de carne, o dono da loja tem direito a reclamar o pagamento do dono do cachorro?" "Sim, é claro" -- responde o advogado. "Então você me deve 8 reais. Seu cachorro estava solto e roubou um filé da minha loja" Sem reclamar, o advogado preenche um cheque no valor de 8 reais e entrega ao açougueiro. Alguns dias depois, o açougueiro recebe uma carta do advogado, cobrando 20 reais pela consulta.

As regras de propriedade dos advogados: . Se eu gosto disto, é meu. . Se está em minha mão, é meu. . Se eu posso tomar de você, é meu. . Se estava comigo agora há pouco, é meu. . Se é meu, nunca pode parecer ser seu. . Se parece ser meu, é meu. . Se eu acho que é meu, é meu.

Por que as piadas de advogado não funcionam? R.: Porque os advogados não acham graça em nenhuma delas, e as outras pessoas não acham que são piadas.
Ela: Você não gosta mais de mim! Ele: Você só está nervosa. Por quervocê não compra alguma coisa para se sentir melhor? Ela: Como o que? Ele: quertal uma viagem pela Europa? Ela: Não. Ele: quertal um novo Mercedes? Ela: Não. Ele: Então, o quervocê quer? Ela: O divórcio. Ele: (Pausa Eu não estava pensando em gastar tantosdinheiro. )

sábado, 11 de abril de 2009

ficção: mandado de prisão contra papai noel


O Juiz de Direito Gerivaldo Alves Neiva, colaborador assíduo da Página Legal, enviou-nos um mandado de prisão contra… o Papai Noel.

Trata-se, evidentemente, de um documento fictício, mas bem que poderia ser verdadeiro!

PODER JUDICIÁRIO
Comarca de Conceição do Coité – Bahia

Mandado de Prisão expedido pelo Juiz de Direito GERIVALDO ALVES NEIVA, titular da Comarca de Conceição do Coité, para ser cumprido por qualquer Oficial de Justiça desta Comarca ou qualquer do povo que dele tiver conhecimento, na forma da Lei… (este é um documento fictício, mas bem que poderia ser verdadeiro!)

Proceda-se a PRISÃO PREVENTIVA da pessoa identificada entre nós como “Papai Noel” e para outros povos como “Santa Claus”, pelas razões a seguir expendidas:

- É de conhecimento público que o acusado teria patrocinado, ou se deixando utilizar para tanto, de campanha de envio de cartas com pedidos de presentes, gerando grandes lucros e abarrotando o serviço de correspondência mundial, ludibriando milhares de crianças e até mesmo adultos pouco informados;

- Não bastasse isso, o acusado teria oferecido, sem custos, a dezenas de crianças dessa cidade, na ausência dos genitores ou responsáveis legais, todas as espécies de presentes solicitados, independentemente de sua capacidade de cumprir o prometido ou da aceitação dos genitores das crianças abordadas;

- Passado a data prevista, 25 de dezembro de 2008, o dia de Natal de Jesus Cristo, sem cumprimento das promessas e obrigações contratadas com as crianças dessa cidade e, pelo que se sabe, com milhões de crianças desse país, que continuam à espera dos presentes prometidos e sonhos sonhados, têm-se como rompidos os princípios da “boa-fé” e “função social” dos contratos, além da violação de outras condutas penais capituladas como “estelionato”, “abuso de incapazes” e “falsa identidade”, previstas no Código Penal Brasileiro.

- Assim agindo, o acusado violou flagrantemente, também, o Estatuto da Criança e do Adolescente: “Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.” (grifei).

- Por fim, o acusado, com tal comportamento, além de ferir as normas do Direito Brasileiro, teve a intenção deliberada de ofuscar o verdadeiro sentido da data celebrada pelo povo católico ocidental como sendo o aniversário de nascimento de Jesus Cristo, o Messias enviado por Deus para salvar seu povo e celebrar uma nova aliança.



Isto posto, DETERMINO, de ofício, conforme o disposto no artigo 311 do Código de Processo Penal, a todos os Oficias de Justiça desta Comarca, Polícia Militar, Polícia Civil, bem como a qualquer cidadão de posse do presente mandado, que ora se torna público, em nome da Lei, como garantia da ordem pública e econômica, conforme disposto no artigo 312, do Código de Processo Penal, que se proceda a PRISÃO PREVENTIVA do acusado “Papai Noel”, filiação e demais dados desconhecidos, que ainda se encontre perambulando nesta cidade, conduzindo-o, incontinenti, a qualquer Delegacia de Policia ou Distrito Policial.

Dado e passado nesta cidade e Comarca de Conceição do Coité aos vinte e sete dias do mês de dezembro de 2008.

Expeça-se o mandado e cumpra-se.

Com urgência!

Gerivaldo Alves Neiva
Juiz de Direito

segunda-feira, 6 de abril de 2009

law school musical

PARA QUEM NÃO CONHECE DA UMA OLHADA:

video engraçado que conta a historia do direito constitucional

PARA SORRIR: DE MEDO DO JUIZ, ESTAGIÁRIO FUGIU DO FÓRUM

Contam que, perto da Capital, realizava-se uma audiência criminal. O juiz interrogava ofensor de honra alheia. Fora da sala de audiência, um estagiário apresentara-se, bem cedo, à escrivã. Devia cumprir uma das etapas do estágio universitário e, para isso, recomendara-lhe o professor de prática penal, que assistisse o desenrolar de uma audiência criminal e a relatasse, depois na faculdade, aos demais acadêmicos. Pela praxe, estava engravatado; o pai emprestara-lhe a gravata. Identificou-se à auxiliar do juízo e contou-lhe a razão de sua visita ao Fórum. Por ela, automaticamente, teve apontada a porta (fechada) da sala do juiz. Medroso (não há como negar a existência de medo infundado que o foro - sempre solene - ocasiona naquele que o procura), perguntou o acadêmico à escrivã se podia entrar na sala. Se a porta estava fechada, não perturbaria outrem? Não ficaria bravo o magistrado caso a abrisse? Poderia entrar, desenvolvendo-se a audiência? Estimulando-o à dirigir-se ao local, a escrivã informou ao rapaz ser legal o juiz, um jovem ainda, professor que, por estimar os universitários, muito os estimulava a até abraçarem a magistratura como futura profissão.E o rapaz foi...O fato cuja reconstituição interessava ao juiz, para realizar o princípio da verdade material, teria acontecido em reunião de clube de serviço. Dois companheiros odiavam-se de morte; ao discursar, um chamou o outro de f.d.p. O ofendido, porque humilhado publicamente, contratou advogado.Queixa foi oferecida e colhia-se o interrogatório do réu...Frente à frente, o juiz indagou do acusado se esteve na reunião, se discursou, se chamou o querelante de f.d.p. Ousado, afirmou (e reafirmou) a autoria e o magistrado passou a ditar a resposta para a escrevente. Alta era a voz do juiz, rouca e pausada:- que, indagado se comparecera à reunião, se lá discursara e se chamara o querelante de - abre aspas ...Por coincidência, neste exato momento o estagiário abre a porta, põe a cabeça dentro da sala. O juiz, sem observar isto, continua o ditado...- ... f.d.p. - fecha (aspas)...Assustado, achando-se enganado pela escrivã, pé-ante-pé de início e correndo depois, com medo do juiz, o menino...fugiu do Fórum!

novela jurídica de autoria da desembargadora Maria Berenice

– Meus filhos, quero lhes comunicar uma coisa.
– Pelo jeito é alguma coisa boa, mamãe, pois estás muito feliz!
– Pois é, depois de tanto tempo vivendo sozinha – sozinha não, na companhia de vocês –, agora encontrei um novo amor, e nós vamos nos casar!
– Que bom mamãe, mas quem é o felizardo?
– Bem, é um rapaz jovem, bonito e carinhoso. Ele só não é rico, ou melhor... ele é pobre, não tem patrimônio, mas é um homem trabalhador. O nome dele é Leonardo, mas... é pura coincidência!
– Ótimo, mamãe, afinal durante todos esses anos tu só trabalhaste, só te preocupaste conosco, sempre fez tudo para nada nos faltar.
– Pois é, fiz tudo na vida para garantir a vocês uma vida boa. Por isso trabalhei sem cessar. Consegui comprar este apartamento, temos uma casinha na praia e, claro, um belo carro para mim e um carrinho para cada um de vocês. Também tive a preocupação de comprar um apartamento para cada um de vocês. Está tudo no meu nome, mas, quando eu morrer, vocês não terão maiores preocupações, ao menos terão onde morar. Aliás, nada de mais justo: afinal, vocês sempre me ajudaram a fazer economia. Só assim consegui amealhar um razoável patrimônio, que é todo de vocês!
– Nossa, mãe, para que falar em morte, nós estamos falando em vida, em amor, em casamento! Nós estamos todos muito felizes, e queremos que tu sejas muito feliz. Tudo que é bom para ti é também bom para nós.
– Olhem, ele vai morar aqui em casa, vou fazer uma reforma, nada muito grande, mas também isso vai valorizar nossa casa, que, afinal, é de vocês!
– Mãe, nós te amamos tanto e só queremos te ver feliz!
– Essa também é a minha maior preocupação, mas agora queria pensar um pouco em mim e achei a pessoa certa.
– Mãe, já que tu vais casar, qual o regime de bens que vocês vão escolher?
– Ora, mana, só porque tu estudas Direito já vem com essas coisas...
– É que nesse semestre estou estudando Direito das Sucessões e parece que algumas coisas mudaram!
– Não, te acalma, ela tem razão, é uma preocupação justa. Mas já pensei nisso. Vamos casar pelo regime da comunhão parcial de bens. É até mais simples, não precisa fazer pacto antenupcial.
– Pois é, mãe, só que o meu professor disse que tem um artigo do Código Civil, o 1.829, que no inciso I diz que, a quem casar nesse regime de bens e já tiver filhos e algum patrimônio, o cônjuge terá direito igual ao dos filhos.
– Mas, o que é isso, minha filha? Não estou entendendo.
– É o seguinte, se tu casas e – cruz credo! – morres antes do marido, uma parte de todos os bens que adquiriste antes do casamento vai ficar para ele.
– Como assim?
– Olha, mãe, como somos dois filhos, todos os bens que compraste até agora vão ser divididos em três. Cada um de nós fica com a terça parte, e uma parte igual ficará para o teu novo marido.
– Como assim?! Esses bens que comprei, eu comprei pensando em vocês, para garantir o futuro de vocês. Aliás, contei com o sacrifício também de vocês. Assim, quero que fiquem só para vocês. Mas não é só o que for comprado depois do casamento que será metade de cada um? Não é assim? Não é o que se chama de direito de meação?
– Não, mãe, era assim. Mas agora no novo Código existe o tal de direito de concorrência; e o cônjuge ganha a mesma coisa que os filhos.
– Ihhh... mãe, mas a coisa está ficando um pouco complicada, não é?
– Não pode ser assim! Bem... se for assim, então quero fazer um pacto antenupcial, pois não quero que vocês fiquem prejudicados. Olha, já que tu estudas Direito, diga-me, qual o regime de bens que eu e o Leonardo temos que adotar?
– Pois é, mãe, não sei...
– Como não sabes? Tu és uma ótima aluna! A Faculdade é tão cara e tu não sabes?
– Não, mãe, não é que eu não saiba a matéria: é que não existe nenhum regime de bens que possa atender a essa tua vontade...
– Mas, como assim? Nossa! Estou ficando tão nervosa...
– Mãe, te acalma! O negócio é o seguinte. Agora, quando as pessoas casam e morre um dos dois, o outro fica com parte da herança. Vou explicar melhor: se tu morreres, uma parte vai ficar para o Leonardo. Só que, quando ele morrer, esses bens que ele herdou de ti não vão ficar para nós, vão para os herdeiros dele, ou para os filhos dele, ou para a nova mulher dele, ou para os sobrinhos dele. Nunca vão voltar pra nós.
– Mas os filhos não são os primeiros da ordem hereditária? Depois não vêm os avós de vocês? Não é só quando alguém não tem descendente e ascendente que o cônjuge herda?
– Pois é, era assim, agora não é mais. Mesmo quem tem filhos, mesmo quem tem pais, o viúvo ou a viúva herdam. É o que se chama direito de concorrência. Vocês estão entendendo?
– Não!!!!
– Bem, agora existe o direito de concorrência. É uma novidade que ninguém estava esperando. A lei criou esse direito em favor do cônjuge, mas estabeleceu algumas exceções, isto é, em alguns casos a lei tira o direito do cônjuge.
– Então me diga logo qual é esse regime, porque é esse que vou adotar!
– Pois é, mãe, não tem nenhum!!!
– Como assim?! Tem ou não tem?
– Mãe, sinto muito. As exceções são as seguintes. A lei afasta o direito de concorrência, quando os cônjuges casam no regime da comunhão de bens. Só que nessa hipótese o cônjuge de qualquer forma vai ficar com a metade de todo o patrimônio. Todos os bens vão ser divididos, e a meação do cônjuge sobrevivente é sobre a totalidade dos bens.
– Não, esse regime não me serve!
– Também a lei afasta a comunhão quando um dos cônjuges tiver mais de 60 anos.
– Mas esse não é o nosso caso: afinal de contas, o Leonardo ainda é um gato e eu não sou de se jogar fora!
– Pois é, então não existe nenhum regime que possa ser adotado por pacto antenupcial. Os outros regimes – o da separação de bens e esse novo, que ninguém entende direito, o chamado regime da participação final de aqüestos – em todos eles está assegurado o direito de o cônjuge concorrer. A lei não inclui esses regimes entre as exceções ao direito de concorrência.
– Mas, será que não há nenhuma solução?
– Pois é, mãe, pelo que todo mundo está dizendo, o Leonardo não concorreria conosco se a senhora não tivesse nenhum bem.
– Nossa! Vou ter que vender meus bens todos? Então, para casar com ele, eu não posso ter nenhum bem? Mas, como vão ficar vocês?
– Só tem uma solução: tu e ele viverem em união estável. Aí, sim, ele não herdará nada. Ele vai receber só a metade do que for comprado depois do casamento. E somente sobre esse patrimônio é que ele terá direito de concorrência. Pelo visto, é melhor não casar, não é, mãe?
– Mas, eu queria tanto... sonho com isso há tanto tempo!
– Bom, então o jeito é esperar e casar quando um de vocês já tiver 60 anos, pois aí o regime será o da separação legal dos bens, e ele não receberá nada.
– Mas ainda faltam 10 anos para eu chegar aos 60 anos... Então, só os idosos podem casar? Antes disso, quem tem a fortuna de ter filhos maravilhosos, como os meus, e ter trabalhado uma vida inteira não pode casar? Será que eu não posso ser completamente feliz? Será que, só porque tenho filhos, não posso ter bens? Se tenho bens e filhos, não posso casar e garantir o futuro de meus filhos? Será que só vou poder casar depois de me tornar uma "idosa", pelo que diz o Estatuto do Idoso?
– É isso aí. E, mesmo assim, há quem ache inconstitucional essa tal separação obrigatória. Portanto, o melhor mesmo é não casar.
– Mãe, e o que vamos fazer com o champanhe que coloquei no freezer para comemorarmos o teu casamento?

o liberalismo é bom para o direito?

Platão criticava a democracia por ela ter liberdade em excesso e falta de ordem. Será que Platão estava certo?
"As massas passaram a ter vez com o sufrágio universal, que se emancipou com o constitucionalismo democrático, mas urge conquistá-lo de verdade, para que essa prerrogativa não se torne um fantoche nas mãos dos poderosos, que, manipulando as massas, converte um direito de ordem democrática em arma que se volta contra a própria democracia.
Porém, a representação popular, o sufrágio universal, mesmo com os defeitos que apresentavam, e que ainda apresentam, foi um grande passo e contribuição liberal, à consolidação da democracia.."
Ou seja, depende de quem vai governar essa sociedade, por isso, Platão considerava a aristocracia o regime perfeito para sua utópica sociedade ideal, onde os filósofos governariam.
VOCÊ GOSTARÍA DE TER SUA CIDADE GOVERNADA POR FILÓSOFOS? O QUE ACHA DA IDÉIA DE PLATÃO?

por qué estudiar derecho hoy

1.- Porque el Derecho es una ciencia básica, tan antigua como el hombre, que ha jugado un papel esencial contribuyendo a la creación y desarrollo de la sociedad actual.
2.- Porque es una disciplina que no sólo busca explicar el qué o el cómo de las cosas, sino que intenta encontrar una lógica a las principales cuestiones y retos del ser humano. Por este motivo, ayuda a desarrollar habilidades y aptitudes muy útiles en la vida, como la capacidad de análisis, búsqueda de soluciones a problemas complejos aplicando la Ley, junto a los principios de justicia y equidad, mejora la capacidad de expresión y argumentación oral y escrita, así como la Retórica y la Oratoria.

domingo, 5 de abril de 2009

Sentença gera polêmica sobre o exame da ordem

Uma prova pode restringir o exercício de uma profissão? A juíza da 23ª Vara do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, Maria Amélia Almeida de Carvalho, defende que não. Em sentença polêmica, ela desobrigou seis bacharéis em Direito de se submeterem ao exame exigido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia.
Na decisão, a magistrada diz que a exigência contida o Estatuto da OAB é inconstitucional. A juíza a alega que 'a Constituição limita o direito ao exercício da profissão à qualificação profissional fixada em lei. Qualificação é ensino, é formação'.
Além disso, critica o exame e afirma que ele 'não propicia qualificação nenhuma e como se vê das recentes notícias e decisões judiciais reconhecendo nulidade de questões dos exames (algumas por demais absurdas), tampouco serve como instrumento de medição da qualidade do ensino obtido pelo futuro profissional'.
Entre advogados e alunos de Direito, a sentença da magistrada é motivo de polêmica. O Exame de Ordem não é o único instrumento para avaliar capacidades no mundo para a profissão de advogado. Em países como a França, segundo o livro Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB, de Paulo Luiz Netto Lob, dois exames são necesSários para que o bacharel esteja qualificado para advogar. As avaliações servem para ingressar na Escola de Formação Profissional de Advogado e um novo exame após um ano de estudos sobre prática profissional. Segundo livro, outros países europeus também estabelecem seus 'crivos', muitos baseados na experiência do bacharel em estágios com advogados.
O que você acha desse caso? sería um erro rejeitar o exame da ordem? a minha opinião é que sim, extamente como as outras profissões, já imaginou se não fosse necessário os estudantes de medicina fazerem residência? no mesmo caso esta o exame da ordem.

humor jurídico






















pastor é sentenciado a um ano de trabalhos forçados

Pastor é sentenciado a um ano de trabalhos forçados

O pastor Zhu Baoguo, líder de uma igreja não-registrada na província de Henan, foi sentenciado a um ano de “reeducação por meio de trabalhos forçados”. Ele também foi acusado de ser o líder de um movimento de seita.
Em 12 de outubro deste ano, cinco líderes foram detidos durante uma reunião com cerca de 20 pessoas na cidade de Nanyang. O pastor Baoguo foi sentenciado a 15 dias de prisão administrativa, enquanto os demais receberam uma pena de cinco dias.
Entretanto, em 30 de outubro, dois dias depois de o pastor Baoguo ter sido libertado da prisão administrativa, ele foi sentenciado a um ano de educação por meio de trabalhos forçados, sendo acusado de liderar uma seita.
O pastor foi mandado imediatamente ao campo de trabalho. Sua família e os membros de sua igreja não têm permissão para saber onde ele está sendo mantido. De acordo com seus familiares, o pastor Baoguo sofre de problemas no coração.
:: Fonte: Portas Abertas
Graças a Deus que sou brasileira!!!!!!!!

direitos e deveres dos jurados

Para quem deseja se alistar aum tribunal do júri, eu aconselho ler a cartilha do jurado e analisar os critérios abaixo:

DIREITOS E DEVERES DOS JURADOS ( Código de Processo Penal – Decreto-Lei 3.689/41 )
DIREITOS

  • Nenhum desconto será feito nos vencimentos dos jurados sorteados que comparecerem às sessões do júri. (CPP, art. 430), para tanto terá direito à certidão que comprove seu comparecimento.
  • O exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço público relevante, estabelecerá presunção de idoneidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo, bem como preferência, em igualdade de condições, nas concorrências públicas. (CPP, art. 436)
  • Os jurados serão escolhidos dentre cidadãos de notória idoneidade. (CPP, art. 437)
  • Documento de identificação especificando as prerrogativas do jurado.

DEVERES

  • O serviço do júri é obrigatório. (CPP, art. 434)
  • A recusa ao serviço do júri, importará na perda dos direitos políticos (Constituição Federal, art. 15, inciso IV).
  • O jurado que, injustificadamente, não comparecer, incorrerá em multa de 02 (dois) salários mínimos. (CPP, art. 443)

sábado, 4 de abril de 2009

Congresso versus Supremo

Li este texto na internet e achei bem interessante, nos leva à refletir até onde um poder pode interferir no outro. Aconteceu no ano de 2005, em que o caso José Dirceu leva à análise dos papéis dos 3 poderes. A matéria divulgada foi a seguinte:
Para evitar a cassação de seu mandato, o deputado federal José Dirceu, ex-Ministro chefe da Casa Civil, tem entrado com diversos recursos no Supremo Tribunal Federal que conseguiram adiar, até agora, o seu julgamento definitivo, a ser feito por seus pares ou colegas, no Congresso Nacional.Nas últimas semanas de novembro de 2005, as decisões do STF, que foram favoráveis a Dirceu, acabaram gerando um atrito entre a Câmara dos Deputados e o Supremo, isto é, entre o poder Legislativo e o poder Judiciário. O Legislativo acusou o Judiciário de intrometer-se em assuntos seus, o que feriria a independência que a Constituição brasileira estabelece entre os três poderes da República.Na verdade, a questão é complexa e, como lembra a "Folha de S. Paulo" em editorial de 28/11/2005, "é da essência da democracia que os Poderes interfiram uns nos outros, pondo em movimentação um sistema de freios e contrapesos concebido para moderar excessos e assegurar direitos. A tão propalada independência dos Poderes não deve ser confundida com autonomia plena".

Como foi visto acima o legislativo acusou o judiciário de intrometer-se em assuntos seus, mas isso é meio paradoxal, pois, a essência da democracia é que os poderes interfiram uns nos outros.